Os quatro grandes temas da pregação



Quando a Igreja começou a mensagem pregada girava sempre em torno da salvação em Cristo Jesus. Com o decorrer do tempo surgiu a necessidade de uma melhor orientação aos cristãos, visando o crescimento e a maturidade espiritual dos mesmos. Dentro dessa nova realidade podemos identificar os "quatro grandes temas da pregação":


a) Salvação: O tema da salvação é dividido em duas partes: a primeira parte fala da conscientização de que todos pecaram, as conseqüências do pecado e a incapacidade do homem em redimir-se do pecado. A segunda parte mostra que a única solução para o problema do pecado é Jesus. Somente Ele pode redimir os homens de seus pecados e fazer com que experimentem o Novo Nascimento.


b) Reconciliação: Reconciliar é restaurar a comunhão ou, em outras palavras, fazer as pazes. O segundo grande tema da pregação trata da reconciliação do homem com Deus e do homem com o homem. Quando nos reconciliamos com Deus tornamo-nos responsáveis pelo ministério de reconciliar os pecadores com Deus.


c) Santificação: Santificar é separar do uso secular ou profano e dedicar ao serviço santo. O terceiro grande tema da pregação é justamente sobre a santificação. Dentro do tema da santificação vamos encontrar a Palavra de Deus como o nossa regra de fé e conduta, pois nos revela o pecado e, principalmente, qual a maneira que Deus quer que nos conduzamos nesta vida. Outro desdobramento do tema é a importância da ajuda do Espírito Santo na santificação do crente.


d) Esperança: A esperança no regresso do Senhor Jesus tinha uma importância muito grande na Igreja Primitiva, pois dava aos cristãos a disposição necessária para que estes fizessem o serviço santo e enfrentassem as duras perseguições a que eram submetidos. O tema da esperança pode ser abordado sob o prisma da urgência em trabalhar para o Senhor, da santidade que devemos manter para participarmos do arrebatamento da igreja e a recompensa aos que servirem ao Senhor de coração puro e forem fiéis até o fim (julgamento e galardão).

3 comentários:

  1. Infelizmente, a tendência temática atual é o imediatismo descompromissado: "seja próspero hoje a custo espiritual zero, apenas uma oferta generosa..."

    ResponderExcluir
  2. INFELIZMENTE NÃO SE PREGA MAIS A VOLTA DE JESUS , O QUE HOUVE?
    DESACREDITARAM DESTA VOLTA,OU NUNCA ACREDITARAM, O QUE HOUVE.

    ResponderExcluir
  3. Eu não vejo isso, o que está acontecendo, se não me engano, é que são muitos assuntos a serem abordado e acabam ficando distantes uns dos outros, quero dizer assunto da volta de cristo. Mas é para muitos um grande tema a ser sempre explorado, divulgado e acreditado.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...